Pesquisar neste blogue

Regras de Futebol e "os coitados"

PENALTY:O penalty é assinalado quando um jogador da equipa que está a defender comete uma falta (livre directo) sobre o adversário dentro da sua própria grande área.
A falta é assinalada na denominada marca de penalty, situada a 11 metros da baliza, em que um jogador normalmente procede à sua marcação estando sozinho frente ao guarda-redes.

CANTO: O canto é a marcação de um pontapé a partir do ângulo da linha de canto. A bola pode ser pontapeada para a grande área ou pode ser passada para um colega de equipa que esteja em qualquer local do campo. A marcação do canto acontece quando a bola sai do campo pelas linhas de fundo do lado da equipa que está a defender por acção de um jogador da mesma formação.

LANÇAMENTO: Quando a bola sai fora das linhas laterais do campo por iterposição de um atleta de uma das equipas, a formação contrária tem o direito de reentroduzir a bola no jogo a seu favor. O lançamento é feito com as mãos, sendo que o futebolista deverá ter o corpo inclinado para a frente e com os pés da parte de fora da linha lateral do campo.

FORA DE JOGO: O fora de jogo é uma falta assinalada sempre que um jogador da equipa atacante, só tem um jogador entre ele e a linha de baliza, quando lhe é passada a bola ou a outro colega. O fora de jogo só pode ser marcado quando o jogador em causa parte depois da linha de meio campo da equipa que está a atacar.

LIVRE DIRECTO: O livre directo é a marcação de uma falta através de um pontapé directo à baliza, normalmente tendo pela frente uma barreira formada pelos jogadores da formação contrária, que deverão estar situados a 9,15m da bola.
O pontapé é assinalado quando é cometida uma falta sobre um jogador como: rasteirar, empurrar, bater, cabecear.

LIVRE INDIRECTO: Ao contrário do livre directo, o livre indirecto é marcado através de um passe feito para um colega de equipa e não através de remate directo à baliza. A falta é assinalada quando um jogador levanta o pé em demasia, baixa a cabeça perigosamente, passe ao guarda redes (que agarra a bola).

CARTÃO AMARELO: O cartão amarelo é uma advertência a um jogador por ter cometido uma falta com um certo nível de gravidade, mas não indica a expulsão do jogo. No entanto, um futebolista deverá abandonar a partida se lhe for mostrado um segundo cartão amarelo.

CARTÃO VERMELHO: O cartão vermelho é uma advertência que indica a expulsão do jogo a um jogador, quando o mesmo comete uma falta que ponha em causa a integridade física de outro ou se cortar uma jogada eminente de golo.
"Os coitados"

Sem comentários: