Pesquisar neste blogue

Desporto é vida

Terceiro valor mais elevado da Europa

Maioria dos portugueses nunca praticou desporto

Mais de metade dos portugueses, 55 por cento, não praticam qualquer desporto, nem sequer raramente, o que representa o terceiro valor mais elevado da União Europeia, revela um estudo esta segunda-feira divulgado em Bruxelas pela Comissão Europeia.

O "eurobarómetro sobre desporto e actividade física", citado pela agência Lusa, revela que, em média, 9 por cento dos europeus praticam desporto "regularmente", 31 por cento "com alguma regularidade", 21 por cento "raramente" e 39 por cento "nunca", sendo que neste último caso Portugal apresenta um valor muito acima da média comunitária.

Em Portugal, 9 por cento dos inquiridos afirmaram que praticam desporto ou exercitam-se regularmente (pelo menos cinco vezes por semana) - neste caso em linha com a média europeia -, 24 por cento ao menos uma vez por semana, 11 por cento raramente, mas a maioria, 55 por cento, admitiram que "nunca" fazem desporto.

Entre os 27, só se encontram percentagens mais elevadas de cidadãos que nunca praticam qualquer desporto na Grécia (67 por cento) e na Bulgária (58), e valor idêntico ao de Portugal em Itália (55 por cento).

Questionados sobre as razões que impedem uma prática de desporto mais regular, a maioria dos portugueses, 37 por cento, apontam que não têm tempo, sendo o segundo motivo específico mais invocado (por 13 por cento, atrás dos 17 por cento que "não sabem") o facto de ser "demasiado caro", uma justificação dada apenas por cinco por cento dos europeus, em média.

In Correio da Manhã

COMENTÁRIO: Continuem a tratar a disciplina de Educação Física como uma "coisa" menor e depois gastem mais em saúde!!! Os hábitos de vida saudável ganham-se na juventude e o desporto é um deles. Habituem as crianças a praticar desporto e serão adultos mais activos e saudáveis.