Principais caraterísticas do jogo de Basquetebol
Objetivo: Introduzir a bola no cesto da equipa adversária e evitar que ela seja introduzida no nosso, respeitando as regras do jogo.
Duração: 40 minutos de tempo útil, divididos em 4 períodos de 10 minutos.
Resultado final: Ganha a equipa que, no final do jogo, tenha obtido o maior número de pontos. Em caso de empate, há que realizar um ou vários prolongamentos de cinco minutos para encontrar o vencedor.
Início e recomeço do jogo
Para que possa iniciar um jogo, é necessário que cada equipa apresente 5 jogadores prontos a jogar. O primeiro período do jogo inicia-se oficialmente por uma bola ao ar no círculo central, quando a bola é legalmente tocada por um dos saltadores. O início dos 2º, 3º e 4º períodos é da responsabilidade da equipa que for indicada pela mesa, realizando-se uma reposição da bola a meio campo. (Aplica-se o princípio da posse alternada da bola, cabendo à mesa, através da manipulação de uma seta, indicar a equipa que beneficiará da próxima reposição em jogo).
Bola ao ar
É o árbitro que lança a bola ao ar entre os jogadores adversários;
A bola deve ser tocada pelas mãos dos jogadores por um ou ambos;
Condições no lançamento da bola ao ar:
- Os dois saltadores devem ter os pés dentro da metade do círculo que está mais próxima do cesto que defendem;
- A bola é lançada na vertical entre os dois saltadores e só pode ser tocada depois de atingir o seu ponto mais alto;
- Os outros jogadores devem permanecer do lado de fora do círculo, até que a bola seja tocada;
- Os jogadores da mesma equipa não podem ocupar posição, lado a lado, se um adversário desejar ocupar uma dessas posições.
Como jogar a bola
A bola é jogada com as mãos. Não podes correr com ela, pontapeá-la ou socá-la. É uma violação parar ou bater deliberadamente a bola com qualquer parte da perna.
Se tocares acidentalmente na bola com o pé ou com a perna não é considerado violação.
Processo de posse alternada
O processo de posse alternada é uma forma de tornar a bola viva através de uma reposição da bola em jogo em vez de uma bola ao ar.
Em situações de bola ao ar, que não a de início do jogo, as equipas irão repor alternadamente a bola em jogo de fora do campo, no local mais próximo de onde ocorre a situação de bola ao ar.
A equipa que não obtém a posse da bola na sequência da bola ao ar de início do jogo, começará o processo de posse alternada ao ser-lhe concedida a bola para a reposição em jogo de fora do campo, no local mais próximo de onde ocorre a situação seguinte de bola ao ar.
A equipa a quem será concedida bola para reposição de posse alternada, deve ser indicada pela seta ( colocada na mesa dos oficiais de jogo) correspondente, na direcção do cesto do adeversário. A direcção da seta, é imediatamente invertida quando a reposição de posse alternada termina.
Bola fora
As linhas que delimitam o campo não fazem parte dele.
A bola está fora quando:
- toca as linhas limite, o solo ou um jogador, outra pessoa ou objeto que se encontrem sobre ou para além destas;
- um jogador, de posse da bola, pisa as linhas limite do campo.
Drible
Quando estás a driblar podes dar o número de passos que pretenderes;
Quando terminares o drible terás de lançar ou passar a bola, porque depois de a controlares com as duas mãos não podes iniciar novamente o gesto – dribles;
Não podes bater na bola com as duas mãos simultaneamente.
“Passos”
Um jogador só pode efetuar dois apoios com a bola nas mãos sem driblar.
Progredir com a bola
Podes progredir com a bola em qualquer direcção dentro dos seguintes limites;
- Se receberes a bola parado, podes escolher qualquer pé para rodares sobre ele (pé-eixo);
- Se receberes a bola em movimento, ou ao terminares um drible, podes usar dois tempos rítmicos para parar, passar ou lançar.
NOTA
1º tempo rítmico
- Quando um pé ou os dois pés estão em contacto com o solo aquando da recepção da bola;
- Quando os dois pés não estão em contacto com o solo aquando da recepção da bola e um deles ou ambos simultaneamente o tocam;
2º tempo rítmico
- Quando depois do primeiro, qualquer pé ou ambos simultaneamente tocarem o solo.
NOTA
Ao fazeres uma paragem legal se ficares com um pé avançado relativamente ao outro podes rodar sobre o pé de trás (pé-eixo); se nenhum estiver avançado, podes usar qualquer um deles como pé-eixo e consequentemente rodar sobre ele.
- Podes levantar o pé-eixo para lançar a bola ou passá-la, mas esta deve abandonar as tuas mãos antes que o pé-eixo toque novamente no solo.
- Não podes levantar o pé-eixo ao iniciar o drible, antes de a bola deixar as tuas mãos.
Regra dos 3 segundos
Enquanto a tua equipa estiver na posse da bola, não podes permanecer mais de3 segundos consecutivos dentro da área restritiva do adversário (as linhas que limitam esta área fazem parte da mesma).
NOTA
Esta situação mantém-se caso a tua equipa esteja a repor a bola fora do campo.
Regra dos 5 segundos
Um jogador não pode ter a bola na sua posse, a não ser em drible, mais do que 5 segundos. A mesma regra se aplica nas reposições da bola em jogo.
Regra dos 8 segundos
Uma equipa na posse de bola dispõe de 8 segundos para a fazer passar para a zona de ataque (ultrapassar a linha de meio campo).
Regra dos 24 segundos
Uma equipa na posse de bola dispõe de 24 segundos para a lançar ao cesto.
Regresso da bola à zona de defesa
Se estiveres na posse da bola na zona de ataque, não a podes passar a um colega colocado na zona de defesa ou driblar para essa mesma zona.
Falta pessoal
A falta pessoal envolve o contacto com o adversário.
Não podes obstruir, agarrar, empurrar, carregar, rasteirar ou impedir a progressão de um adversário utilizando os braços estendidos, ombros, quadris, joelhos ou inclinando o corpo para uma posição que não seja normal.
Sem comentários:
Enviar um comentário