3.2.08

Basquetebol 1

Regras de Basquetebol

Equipa - Existem duas equipas que são compostas por 5 elementos cada (em jogo), mais 5 suplentes.

Início do jogo - O sorteio do cesto para onde deve atacar é feito, antes de começar o jogo, pela equipa visitante. Cada parte inicia-se com um lançamento de bola ao ar no círculo central.

Duração do jogo – 4 partes de 10 minutos cada.

Reposição da bola em jogo - Depois da marcação de uma falta, o jogo recomeça com um lançamento fora das linhas laterais, excepto no caso de lances livres. Após a marcação de ponto, o jogo prossegue com um passe realizado atrás da linha do campo da equipa que defende.

Regra dos 5 segundos - Cada jogador dispõe de 5 seg. para repor a bola em jogo.

Regra dos 3 segundos - um jogador não pode permanecer mais de 3 seg. dentro da área restritiva do adversário, enquanto a sua equipa esteja de posse de bola.

Regra dos 8 segundos - Quando uma equipa ganha a posse da bola na sua zona de defesa, deve, dentro de 8 seg., fazer passar a bola para a zona de ataque.

Regra dos 24 segundos - Quando uma equipa está de posse da bola, dispõe de 24 seg. para a lançar ao cesto do adversário.

Como jogar a bola - A bola é sempre jogada com as mãos. Contudo, só se considera violação quando for jogada intencionalmente com o pé, joelho ou qualquer outra parte da perna.

Substituições - As substituições devem efectuar-se o mais rapidamente possível; o jogador substituto apresenta-se ao marcador e aguarda fora das linhas limite o sinal do árbitro autorizando a sua entrada.

Bola fora do campo - A bola está fora do campo quando tocar um jogador, qualquer outra pessoa, o solo ou qualquer objecto sobre ou além das linhas - limite ou, ainda, os suportes ou a parte exterior da tabela.

Drible - Quando se dribla pode-se dar o n.º de passos que pretender. O jogador não pode bater na bola com as duas mãos simultaneamente, nem efectuar dois dribles consecutivos.

Passos - O jogador não pode dar mais de dois passos com a bola na mão.

Pontuação - Um cesto de campo vale 2 pontos, a não ser que tenha sido conseguido para além da linha dos 3 pontos (valendo, portanto, 3 pontos); um cesto de lance livre vale 1 ponto.

Faltas pessoais - É uma falta que envolve contacto com o adversário, e que consiste nos seguintes parametros:

· Obstrução - contacto pessoal que impede a progressão do adversário.

· Carregar - contacto pessoal que ocorre quando um jogador, com ou sem bola, força a sua passagem e contacta com o corpo do adversário.

· Marcar pela retaguarda - contacto pessoal que ocorre pela retaguarda quando um defensor tenta jogar a bola.

· Deter - o uso das mãos para tocar no adversário, impedindo-o de progredir ou na ajuda da sua marcação é ilegal.

· Segurar - quando o contacto pessoal impede a liberdade de movimentos do adversário.

· Uso ilegal das mãos - quando o defesa toca as mãos do atacante numa tentativa de jogar a bola. A excepção dá-se quando o contacto foi acidental e só se for sobre a mão do adversário que está sobre a bola.

· Empurrar - quando um jogador, através da força, desloca ou tenta deslocar um adversário.

Falta dupla - Ocorre quando dois adversários cometem falta, um sobre o outro, mais ou menos ao mesmo tempo.

N.º de faltas - Num jogo, o jogador que cometer 5 faltas será informado do facto e deverá abandonar de imediato o terreno de jogo.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails